França ou Bélgica? Há alguns organismos europeus que estão a recrutar jovens para estagiar durante 2014. Segundo uma lista elaborada pelo Canal Superior, existem vagas no Comité das Regiões (prazo de candidatura até 20 de fevereiro), na Agência Ferroviária Europeia (até 31 de dezembro) e na Assembleia das Regiões Europeias (até 31 de março).

Até ao dia 31 de dezembro pode candidatar-se a uma das oito vagas da Agência Ferroviária Europeia com uma bolsa mensal de 1.087,40 euros. O estágio (de três a cinco meses) decorrerá em França e é exigida uma licenciatura e o domínio de duas línguas da União Europeia, uma delas o inglês.

No caso da Assembleia das Regiões Europeias, em Estrasburgo ou Bruxelas, os interessados devem candidatar-se até 20 de fevereiro. São aceites candidaturas apenas de estudantes. Os alunos escolhidos vão receber um apoio de 464,75 euros por mês, sendo que o período de formação pode ir de três a seis meses.

Ao programa de estágios do Comité das Regiões, podem candidatar-se jovens licenciados, com menos de 30 anos, que dominem um idioma oficial da UE e tenham conhecimentos satisfatórios de outro. Os estagiários, que podem concorrer a uma vaga até 31 de março, vão receber uma bolsa mensal de mil euros e trabalhar em Bruxelas.