A experiência profissional de Ivo Rainha, de 24 anos, tem passeado por Guimarães de bicicleta. Este jovem vimaranense que trabalha em comunicação e publicidade decidiu criar o projeto “CV Sobre Rodas” para chamar a atenção para os seus conhecimentos e capacidades e, assim, conseguir um emprego.

Ivo pediu emprestada uma bicicleta às fundadoras da Get Green, que idealizaram um modelo com uma espécie de atrelado publicitário. Imprimiu o seu currículo em tamanho XL e começou a passear pela cidade de bicicleta. Ao mesmo tempo que dava a conhecer o tipo de serviços que pode prestar, promovia também as biclas de aluguer. Com uma ideia “o mais low-cost possível”, Ivo – que já viveu no Porto mas que regressou, agora, à casa de família, em Guimarães – quer voltar a trabalhar em comunicação cultural.

Com Rafael Lino, da Lumatera, passou à fase seguinte do plano: fazer um vídeo que o apresentasse, em forma de currículo, e enviá-lo para possíveis empregadores. Online há cerca de uma semana, o vídeo já valeu a Ivo alguns contactos, mas nada de muito concreto. Espera ter mais propostas de emprego “a sério”: nada de estágios não remunerados ou mal pagos, sublinha.

Por não ter uma licenciatura, diz Ivo, o valor que alguns empregadores estão dispostos a pagar, até por um estágio, é abaixo do aceitável. “Sei que muitas portas já me foram fechadas por não ter uma licenciatura”, admite o jovem, que é também o responsável pela dinamização (“a custo zero”) da página FreePass Guimarães, de divulgação de atividades culturais gratuitas.

Depois de trabalhar como gestor de redes e editor de conteúdo na Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012, Ivo criou a P’ro Mercado, uma start-up na área da comunicação empresarial incubada na Plataforma das Artes, também naquela cidade. Mas o projeto não está a correr tão bem quanto gostaria e, apesar de acreditar no potencial do mesmo, Ivo não nega a hipótese de o abandonar e sair de Portugal. As poupanças de um ano de trabalho, diz Ivo, terminam quando 2014 começar.