Tendo em conta que a “passagem do ano é uma festa com grande potencial de atração turística em muitas cidades do Mundo” e que “no Porto há cada vez mais forasteiros e visitarem a cidade por esta ocasião”, a Câmara do Porto (CMP), em parceria com a Porto Lazer, prepara-se para oferecer aos portuenses uma transição de 2013 para 2014 com festa reforçada, na Baixa da Invicta.

Em comunicado, a CMP refere que, nos Aliados, “o tradicional concerto de Ano Novo terá este ano uma oferta musical reforçada, e cantada essencialmente em português, contando com as presenças dos ‘Quinta do Bill’ nos últimos momentos de 2013 e com as músicas dos ‘Azeitonas’ a estrearem o novo ano”.

Concerto de Ano Novo na Torre dos Clérigos

O primeiro dia do ano será celebrado na Igreja da Torre dos Clérigos, a partir das 16h, com um concerto que contará com a participação do trio composto por Constantin Sandu (piano), Nuno Pinto (clarinete) e Filipe Quaresma (violoncelo), que interpretará obras de Beethoven e Brahms. A entrada é livre.

Depois, a “contagem decrescente para a entrada em 2014 será protagonizada por Fernando Alvim, e os primeiros minutos de 2014 serão celebrados com o espetáculo piromusical ‘Porto Mágico’, com a duração de 12 minutos”. No meio de tudo isto não faltará, como é óbvio, o tradicional fogo de artifício.

Mas como a festa não acaba à meia-noite, a praça D. João I estará equipada com tudo o que é necessário para entrar no novo ano com o pé direito e longe do mau tempo, se ele fizer questão em aparecer. Uma tenda instalada neste local vai abrigar vários DJ’s e quem quiser estar com eles para desfrutar da música contínua que, a partir das 01h00, vai animar a madrugada portuense. A programação completa da festa de passagem de ano na Baixa do Porto pode ser consultada aqui.