A partir das 18h desta sexta-feira, o Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) inaugura a exposição “Ver, Fazer, Pensar, Editar”, que reúne mais de 300 trabalhos – desde exercícios de desenho à gravura e serigrafia – que, nos últimos 40 anos, foram realizados pelos estudantes da instituição.

O objetivo desta mostra, financiada pelo Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian ao abrigo do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais, foi o de “dar início à reunião, inventariação e preservação deste extenso espólio com mais de 4000 exemplares, permitindo restabelecer e fortalecer a memória pedagógica e artística do ensino da FBAUP, a partir de exemplares das últimas décadas e ausentes na coleção” da faculdade, pode ler-se no texto de apresentação da exposição.

“Ver, Fazer, Pensar, Editar” é, assim, o culminar do trabalho levado a cabo entre 2012 e 2013 pelo “Projeto Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP”. Depois da inauguração, nesta sexta-feira, a mostra poderá continuar a ser visitada até 18 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h. A entrada é livre.