Como é “O Céu visto da Terra”? Quem quiser saber a resposta a esta pergunta pode visitar, a partir das 17h deste sábado, no Planetário do Porto, a exposição intitulada dessa forma, composta por 26 astrofotografias de Miguel Claro, astrofotógrafo português com trabalhos já publicados, por exemplo, na National Geographic ou, até, na NASA.

Esta mostra tem como principal objetivo mostrar a “união entre o Céu e a Terra, numa simbiose perfeita em que através da expressão fotográfica, beleza, ciência e arte caminharam de mãos juntas, com a finalidade de trazer as maravilhas do firmamento ao grande público em geral”, lê-se na apresentação do evento.

Horário da exposição

Segunda a sexta-feira – 9h às 18h
Sábados – 14h30 às 17h30

Desta forma, os visitantes que entrarem – de forma gratuita – no Planetário do Porto, entre 18 de janeiro e 10 de maio – período em que a exposição estará patente -, poderão ver, entre outras coisas, “fenómenos celestes e atmosféricos como o Airglow e a Luz Zodiacal”, a “Super Lua Cheia, que se torna bem visível quando atinge o perigeu, ponto orbital mais próximo da Terra”, ou até mesmo os “melhores céus do mundo, como o da reserva portuguesa Dark Sky Alqueva ou do Observatório de Roque de Los Muchachos, nas Canárias”.

“O Céu visto da Terra” mostra, através de 24 fotografias de grande formato e duas panorâmicas gigantes, aquilo que, normalmente, o habitante das cidades não consegue ver no dia-a-dia, por causa da poluição luminosa que alastra pelos centros urbanos.