Com o objetivo de clarificar todas as questões que envolvem o voluntariado no estrangeiro, nos dias 24 e 25 de janeiro decorre, no Porto, a segunda edição do Passaporte Serviço Voluntário Europeu.

Esta iniciativa dirige-se aos jovens com interesse em fazer voluntariado fora do país, ao abrigo do Serviço Voluntário Europeu (SVE), mas que têm dúvidas em relação a determinados pormenores deste programa. Segundo a organização, o SVE destina-se “a jovens entre os 17 e os 30 anos, que queiram fazer voluntariado no estrangeiro por um período entre 2 e 12 meses. Estes projetos podem ser individuais ou coletivos e têm como objetivo dar a oportunidade a estes jovens de apoiar instituições que lidem com áreas tão diversas como políticas da juventude, inclusão social, ambiente e cultura”.

Assim, nos dois dias em que as sessões decorrem, sempre entre as 10h e as 18h, na Fábrica Social – Fundação Escultor José Rodrigues, vão promover-se sessões informativas, orientação vocacional, workshops e testemunhos de organizações e participantes.

O custo de participação no Passaporte Serviço Voluntário Europeu é de 10 euros e os interessados devem preencher um formulário de inscrição.