A comédia é, para muitos, um escape ao stress do dia-a-dia e, inerentes à comédia estão, bastantes vezes, as notícias. São a matéria-prima dos humoristas, que produzem textos diariamente para os mais diversos meios de comunicação social.

O mesmo já não é tão frequente nos espetáculos ao vivo, “mas vai depender sempre dos objetivos do humorista. Os humoristas que fazem programas diários ou semanais, acabam por se ver obrigados a tocar nestes temas, pois têm de arranjar temas diferentes”, explica ao JPN Hugo Sousa. Por outro lado, no stand-up há mais tempo para o humorista preparar textos de comédia intemporal.

Biografia

Hugo Sousa é comediante, autor de textos de humor e apresentador de programas de televisão. Nasceu no Porto e formou-se em Educação Física, mas foi em stand-up comedy que iniciou uma carreira profissional. Em 2003 começou a fazer espetáculos e o seu percurso como humorista ganhou rumo com o programa “Levanta-te e Ri”, da SIC.

Para fazer uma piada sobre um tema da atualidade é necessário que o público esteja informado sobre esse tema e, aí, o papel do comediante é fundamental, uma vez que a contextualização, a parte informativa, precede a piada. Assim, o público consome notícias de uma forma mais relaxada, não deixando, por isso, de ser alertado para os problemas mediáticos.

É uma maneira de fugir à monotonia da forma como são apresentadas as notícias diariamente e, até, de se abordarem temas sérios. “Há muitas pessoas que dizem que há temas dos quais não se deve falar e com os quais não se deve brincar. Mas não. Esses é que são engraçados para usar, porque fazer piadas de coisas que já são piada naturalmente, acaba por não ter qualquer interesse. Agora, fazer piadas de assuntos sérios, dá outra qualidade ao trabalho do humorista”, afirma.

Hugo Sousa utiliza as redes sociais para promover o seu trabalho e “para fazer piadas sobre o que acontece no momento”. O Facebook e o Youtube merecem cada vez mais a atenção dos comediantes. São meios mais instantâneos e com “uma grande liberdade”, que permitem uma propagação viral dos conteúdos humorísticos e, consequentemente, das notícias que são alvo de sátira.