O Sumol Summer Fest, consolidado no roteiro de festivais portugueses depois de cinco edições bem sucedidas, está de volta para a sexta. Acontece a 27 a 28 de junho no Ericeira Camping e já conta com dois nomes de peso: John Butler Trio e o pródigo Ky-Mani Marley.

Não fosse este um festival de reggae, Ky-Mani foi um dos nomes mais pedidos pela plateia portuguesa, e é mais do que indicado. O filho do símbolo Bob Marley, “artista de coração e jamaicano de corpo inteiro”, atua a 27 de junho.

Apesar de nunca “desdenhar o legado genético”, trouxe uma onda de ar fresco – e pessoal – ao tradicional reggae, com a exploração de elementos de world music, hip hop, blues ou rock. É o fruto da junção do talento com a criatividade, que são impossíveis de negar. “Hey” e “Armed and Dangerous” do último trabalho, “Evolution Of A Revolution”, ou as mais velhinhas “Ghetto Soldier” e “Hustler”, são temas que muitos não vão querer perder em palco.

Quem também não vai perder a festa do primeiro dia de festival são os australianos John Butler Trio, que trazem com eles o fresquíssimo “Flesh & Blood”, a ser apresentado em feveiro, e temas imperdíveis como o recente “Only One” ou “Better Than”. Com um ritmo que deixa os pés inquietos e que funde rock alternativo com uma pitada de funk e algum blues, John Butler e os amigos prometem não deixar ninguém indiferente.

A música, o sol, a praia, o surf e o ambiente próprio da pequena Ericeira fazem deste um festival com um espírito sem igual e o reconhecimento não tardou: em 2013 foi eleito o Prémio de Melhor Festival de Média Dimensão no Portugal Festival Awards e o Prémio Escolha do Consumidor na categoria de Festival não Urbano, pelo segundo ano consecutivo.

Este ano, o Sumol Summer Fest acontece a 27 e 28 de Junho, com a “Welcome Party”, destinada aos portadores do passe de dois dias, marcada para o dia 26. Até 28 de fevereiro, os passes tem um desconto especial de 10 euros: custam 55 euros com campismo incluído e 40 euros sem campismo.