A quarta edição do NY Portuguese Short Film Festival decorre em simultâneo em Lisboa e Nova Iorque, a 30 e 31 de maio deste ano. Aquele que foi o primeiro evento de cinema português dos Estados Unidos apresenta, ao público americano, uma seleção das melhores curtas-metragens portuguesas.

“O nosso primeiro e grande objectivo é sempre mostrar o cinema português contemporâneo e o melhor trabalho de uma nova geração de cineastas portugueses”, explicou a directora do Arte Institute, Ana Ventura Miranda, em entrevista à Agência Lusa.

Entretanto, o evento já chegou também ao Brasil, ao Reino Unido e a Angola. Do júri, por exemplo, fazem parte personalidades do meio cinematográfico português, brasileiro e americano. “Queremos que o festival seja uma ponte para outros mercados e que o maior número de pessoas seja apresentado ao trabalho dos realizadores portugueses”, explica Ana Miranda.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 5 de março e podem concorrer todos os realizadores portugueses – residentes no país ou no estrangeiro – que tenham produzido filmes em 2012, 2013 ou 2014, com menos de 18 minutos. Este ano não há um limite de filmes a ser exibidos e os critérios de escolha passam pelo “gosto pessoal do júri, a originalidade da história e a forma como foram filmados”.

E o contributo do festival já é notório: para além da primeira edição ter conquistado o “apoio da cidade de Nova Iorque nos anos seguintes”, já se proporcionou a exibição de curtas-metragens portuguesas em festivais americanos, como o “Provincetown Film Festival” e o “Screen Loud Film Festival”.

O Arte Institute, responsável pela organização do festival, existe desde 2011 e é uma organização sem fins lucrativos, com base em Nova Iorque, que “dinamiza a produção e difusão de artistas e projetos de arte contemporânea portuguesa”, segundo a página da organização na Internet.