A 19 de janeiro de 1923 nascia, em Portugal, José Fontinhas, mais conhecido pelo pseudónimo Eugénio de Andrade. Este sábado, um dia antes de se completarem 91 anos desde essa altura, a Câmara do Porto promove uma sessão de homenagem à vida e obra do poeta que faleceu em 2005, com 82 anos.

O evento, com início marcado para as 10h30, arranca com um percurso pedonal pela zona de S. Lázaro, guiado pelo historiador e jornalista Germano Silva. Esta atividade, com ponto de encontro na Biblioteca Pública Municipal, culmina com a leitura de poemas de “O Porto de Eugénio”.

Às 15h30, será altura de visitar a exposição “Eugénio de Andrade: escrita, lugares e afetos”, acompanhada, também, com leitura de poemas do autor. Às 16h, o Coro Juvenil do Conservatório de Música do Porto vai brindar os presentes com a interpretação de “Aquela nuvem e outras, poemas de Eugénio de Andrade com música de Fernando Lopes-Graça”.

As atividades terminam às 17h, com “À sombra da memória”, uma conversa sobre Eugénio de Andrade, com Álvaro Siza Vieira e José Tolentino de Mendonça. Paulo Cunha e Silva, vereador da Cultura, vai assistir ao encerramento desta cerimónia de homenagem.