Numa era em que são poucas as pessoas que não estão inseridas em redes sociais, eis que chega a hora de até os veículos terem direito a uma. Fruto de uma parceria entre a Universidade do Porto (UP) e a Universidade de Aveiro (UA), esta terça-feira é apresentada, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, uma tecnologia de comunicação já instalada em 500 veículos que circulam na cidade.

No total, os novos equipamentos, que comunicam via WiFi, estão distribuídos por 400 autocarros da STCP e cerca de uma centena de camiões e barcos do porto de Leixões. No caso dos autocarros, a tecnologia proporciona “serviços de gestão de tráfego nas cidades, diminuição dos consumos de combustível e poluição, assim como o desenvolvimento de aplicações para redes sociais que possibilitam ter informação das pessoas e autocarros, publicidade e informação turística”, descreve Susana Sargento, investigadora do Instituto de Telecomunicações da UA e professora no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática daquela instituição.

A responsável esclarece, ainda, em comunicado, que a rede social também foi instalada nos camiões e barcos para “coordenar toda a informação do porto e toda a logística das operações”. O objetivo final do projeto é “ligar toda a informação sensorial de veículos e pessoas” e “permitir que toda esta informação possa ser usada para melhorar a eficiência da cidade a nível dos transportes, serviços e energia”.

Na vertente prática, isto significa que os condutores dos veículos terão, à sua disposição, em tempo real, informações úteis como a intensidade do trânsito, acidentes e vias alternativas para evitar todas as imprevisibilidades.