Para os rapazes interessados em aprender ballet, aqui está uma boa oportunidade de o fazer: o Centro de Dança do Porto, numa tentativa de aumentar o número de bailarinos, oferece uma bolsa que isenta de mensalidade os membros do sexo masculino.

Até agora conta com 22 meninos, um número residual face às 350 bailarinas, e a maior parte deles foi selecionado pela escola. Apenas “um ou dois” foram por vontade própria. “Há oito anos que colaboramos com a Câmara no projeto Porto Criança. São oferecidas atividades nas escolas oficiais e uma delas é o ballet. Procuramos incentivar os meninos. Ainda há um estigma muito grande relativamente ao ballet para meninos”, sublinha a diretora da instituição, Teresa Vieira.

Sem bolsa, as mensalidades variam entre os 35 euros de uma aula por semana no nível mais básico e os 87,50 euros para estudantes.