O Facebook divulgou esta quinta-feira a mais recente aplicação, cujos rumores circulam há dias nas redes sociais e que muitos consideram ser muito mais do que uma simples app. Com uma interface completamente renovada, o Facebook Paper pretende revolucionar a forma como exploramos e partilhamos histórias com os amigos e com o mundo que nos rodeia.

“A app Paper conta as histórias de uma forma mais bonita, com um design imersivo, fullscreen e layouts sem distrações”, dado o design minimalista e o preenchimento total do iPhone, escreve o Facebook na sua página de notícias.

A aplicação será lançada no dia 3 de fevereiro. Nesse dia, existirá apenas nos Estados Unidos e para iPhone, não existindo ainda qualquer informação sobre a disponibilidade no sistema Android.

Paper é o primeiro produto lançado pelo Facebook a ser produzido pelo Facebook Creative Labs, um grupo criado para desenvolver aplicações para esta rede social.

Outra novidade será a integração de uma equipa de jornalistas no Paper que farão o papel de editores das histórias. O objetivo é que a aplicação funcione de uma forma menos automática e mais personalizada.

Tanto a visualização de vídeos como de imagens será bastante diferente do que já acontece na timeline do Facebook. Como aperitivo, o Facebook montou uma visita guiada.