Com a realização das próximas eleições europeias, em maio, abrem-se as candidaturas ao Prémio Eleições Europeias 2014 – Melhor Ensaio. O desafio deste concurso promovido pelo secretário de Estado dos Assuntos Europeus passa pela elaboração de um texto sobre “um tema atual, de relevância e interesse” no âmbito do sufrágio que se avizinha.

Assim, até 31 de março, todos os interessados – a concorrerem individualmente ou em grupo – podem enviar os seus ensaios (com um máximo de 20 páginas, escritos em português ou inglês) para o seguinte e-mail: premio.eleicoes.europeias@ciejd.pt.

O autor do trabalho vencedor – que será anunciado a 9 de maio, Dia da Europa, em cerimónia pública – terá direito a um prémio de dois mil euros. O regulamento completo do concurso pode ser consultado aqui.

O Prémio Eleições Europeias 2014 – Melhor Ensaio pretende “incentivar o debate sobre a Europa, a democracia e a cidadania europeia, bem como a aproximação dos cidadãos às instituições da União”, é referido, em comunicado.