Corre o risco de ficar doente ou passar um mau bocado, mas a verdade é que tremer de frio, aproveitando as baixas temperaturas que se têm feito sentir, pode ajudar a emagrecer. Um estudo levado a cabo pelo Instituto Garvan, em Sidney, revela que esta ação ajuda a queimar a mesma quantidade de gordura que o exercício físico moderado.

Os investigadores perceberam que o tremor dos músculos provocado pelo frio produz os mesmos níveis da hormona irisina que o exercício físico e que esta ajuda, por sua vez, a converter a massa adiposa branca em “gordura castanha”, para queimar energia e calor.

A “gordura castanha”

A “gordura castanha” serve para proteger os humanos das baixas temperaturas, acompanha-nos desde os primórdios da história e abunda em redor do pescoço dos recém-nascidos, por exemplo, já que estes não se protegem do frio sozinhos.

“Quando sentimos frio, primeiro ativamos a nossa “gordura castanha”, porque queima energia e emite calor para nos proteger. Quando essa energia é insuficiente, o músculo contrai-se mecanicamente, ou treme”, gerando calor e queimando células adiposas brancas, explica o endocrinologista australiano Paul Lee, coordenador da investigação. Também a hormona FGF2, libertada pela “gordura castanha”, estimulada pelo frio, ajuda no processo.

As conclusões do estudo, publicada na revista “Cell Metabolism“, foram obtidas depois da equipa comparar os dados obtidos de uma amostra de indivíduos que esteve exposta a duas situações: primeiro, a tremer, entre 10 a 15 minutos numa sala refrigerada; depois, praticou uma hora de bicicleta a um ritmo moderado. Em ambas as situações, produziram a mesma quantidade da hormona responsável pela transformação de gordura branca em gordura castanha, que ajuda a perder peso.

Até há pouco tempo, pensava-se que a “gordura castanha” (ver caixa) ia desaparecendo gradualmente, ao longo dos anos, até ser eliminada definitivamente quando nos tornamos adultos, mas estudos mostraram o contrário: os depósitos desta “gordura castanha” diminuem mas não desaparecem totalmente. Aliás, sabe-se até que indivíduos com mais “gordura castanha” são, geralmente, mais magros e têm um nível menor de glicose no sangue. É que 50 gramas de “gordura branca” equivalem a 300 calorias no corpo, enquanto 50 gramas de “gordura castanha” queimam 300 calorias por dia.