Mal se ouviram os rumores sobre a realização de uma Comic Con no Porto, a comunidade geek e nerd portuguesa reagiu. Se, por um lado, nos comentários, alguns debatiam o facto de a iniciativa se realizar a norte do país, por outro, a maior parte regozijava-se por, finalmente, um evento da dimensão da Comic Con acontecer em Portugal.

A verdade é que, agora, tudo está confirmado. A 5, 6 e 7 de dezembro, a Exponor, no Porto, recebe uma versão portuguesa da convenção de cultura pop mais célebre do mundo, que teve origem nos EUA, mais especificamente em San Diego, no ano de 1970.

De facto, todos os anos, a San Diego Comic Con (SDCC) tem o poder de deslumbrar todos os aficionados por banda-desenhada (BD), filmes, cosplay e, sobretudo, brinquedos. A edição de 2013, por exemplo, gerou uma história comovente e é esse tipo de emoções que os fãs portugueses também querem sentir, muitos deles pela primeira vez.

Organizada pela empresa de eventos Conventions In The Yard (CITY), a iniciativa poderá vir a atrair 20 mil visitantes, estima a CITY, em declarações ao Diário Digital. Além disso, segundo a organização, estão a decorrer, neste momento, “negociações para trazer alguns artistas nacionais e estrangeiros do mundo da banda-desenhada, cinema, da televisão, dos jogos, do anime e RPG”.

Ainda assim, um dos objetivos será o de espelhar, na Comic Con Portugal, a influência ocidental que o evento habitualmente apesenta na versão original californiana, e não o espírito oriental a que o público português se acostumou com acontecimentos do tipo Iberanime.