É descrito como “o maior cenário LEGO que o mundo já viu” e pode ser aumentado facilmente a partir de qualquer computador com acesso à Internet. A LEGO juntou-se à Google e criou a aplicação Build, acessível através do browser desta última, o Chrome.

A ideia é ultrapassar os limites físicos dos tijolos coloridos da marca dinamarquesa e transpor a criatividade para localizações reais, através do Google Maps. Quer isto dizer que podemos construir uma casa LEGO na nossa morada real ou no local de trabalho – e até é possível criar veículos.

Para acederem a este cenário virtual, os utilizadores devem iniciar sessão no Google+, para que as suas construções sejam depois partilhadas e integrem a base de dados da aplicação. As construções, virtuais, podem ser personalizadas e assumir qualquer forma, bem como qualquer localização. O site é acessível também através de smartphone ou tablet.

O mapa de Portugal já apresenta vários pontos coloridos, o que indica que já há construtores virtuais em ação. Na Build Academy, os mais entusiastas podem ainda treinar para se tornarem “mestres construtores”. “Completa uma série de desafios emocionantes em várias localizações e desbloqueia novos tijolos LEGO fixes ao longo do caminho”, lê-se na descrição.