Um São Valentim nas alturas

A qualquer hora do dia, assim que ficar livre durante meia horinha – e caso a meteorologia ajude – pode sempre subir à Torre dos Clérigos. Apesar de ser um ex-líbris da cidade, são muitos os casais que nunca subiram os 240 degraus e, neste dia, vem mesmo a calhar: elas têm a entrada gratuita e, no fim da visita, ambos têm direito a uma lembrança.

No fim, a organização pede ainda aos namorados que comprem um balão em forma de coração e que nele escrevam um desejo para depois ser lançado do topo da Torre. Caso registe o momento em vídeo, texto ou fotografia, a Irmandade dos Clérigos pede ainda que o partilhe, de modo a ser compilado numa publicação especial pelos 250 anos da Torre.

Um brinde mais docinho

Se não for fã de alturas mas, por outro lado, apreciar bom vinho do Porto, esta pode ser a melhor opção: as Caves Croft, na Rua Barão de Forrester, em Vila Nova de Gaia, vão receber o evento “Entre Contos e Vinhos”. Só começa às 18h30, dura cerca de uma hora e trata-se de uma prova de vinhos do Porto com bombons à mistura, da Godiba e da Marbela. Pink, Reserva e 10 Anos são os néctares eleitos para a celebração. Por fim, enquanto os casais se deliciam, Clara Haddad fica encarregue de narrar histórias de amor.

Um serão tranquilo

Mas se o dia vai ser preenchido e os afazeres só terminam à hora de jantar, nada como um programa cultural mais tranquilo. Depois da refeição a dois, pode dar um saltinho ao Teatro Carlos Alberto (TCA/TNSJ), que estreia, às 21h30, uma comédia de Shakespeare. “Como Queiram” é imperdível e conta com Nuno Lopes e Carla Maciel nos principais papéis. A encenação é de Beatriz Batarda e o comediante Bruno Nogueira integra o elenco.

Dona da famosa frase “O mundo é um palco”, esta é uma comédia política e musical, com guitarras e harmónicas em palco. E mesmo que já tenha planos para mais logo, não há problema: está em cena até 23 de fevereiro, de quarta-feira a sábado. Aos domingos também, às 16h00. O preço dos bilhetes varia entre os 10 e os 15 euros.

Festejar noite dentro

Mas se o teatro não convence, há sempre música para animar o ambiente – e desta vez, a quadriplicar. Esta sexta-feira, dia 14, o Armazém do Chá vai promover um festival em quatro áreas, cada uma delas dedicada a um género musical distinto. No sótão há Drum & Bass e Dubstep; no clube, Hip-Hop & R’n’B; no bar fica a festa a cargo do Reggae e, no hall, como não poderia deixar de ser, há Dancehall.

O principal convidado é Dillaz, um rapper já bem conhecido do público português que regressa ao Porto para este concerto. A programação completa pode ser vista aqui e os bilhetes custam seis euros.