O concurso está aberto a todos os que quiserem participar, com duas condições: os textos têm de ser originais (sejam prosa ou poesia) e entregues até dia 20 de fevereiro. O tema é inequívoco: o amor. E por isso, o romance deve estar bem presente. “Criatividade”, “qualidade literária” e “correção linguística” são os fatores de avaliação.

Promovida pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), a iniciativa chama-se “Concurso de Textos de Amor Manuel A. Pina”, em homenagem ao jornalista e escritor falecido em 2012, e o melhor texto ganha uma viagem para duas pessoas à Madeira. Depois, ainda há um cruzeiro no Douro e livros para os segundos e terceiros lugares.

Os textos concorrentes devem ser escritos num impresso próprio, disponível nas instalações do Museu ou online, no site oficial da iniciativa,onde também está patente o regulamento.

O objetivo do MNI é “estimular a revelação de novos autores, apelando à escrita de textos de carácter amoroso”. Em 2013 foi atingido o número recorde de 900 textos a concurso. Este ano ainda não se conhecem os jurados mas Pires Laranjeira, Maria Glória Padrão, Ana Sousa Dias e Fernando Pinto do Amaral, além do Diretor do Museu, Luís Humberto Marcos têm composto a mesa de avaliação das últimas edições. Manuel António Pina foi membro do júri durante as primeiras nove edições do concurso.