Estão quase a chegar os três dias mais intensos, em Portugal, dedicados à literatura. Falamos, claro está, do Correntes d’Escritas. O célebre evento cultural da Póvoa de Varzim assinala, este ano, 15 edições, e a organização não vai deixar passar em claro o número especial.

Para tal, o Correntes d’Escritas, que tem início esta quinta-feira, prolongando-se até dia 22, conta com a presença garantida de 15 autores que nunca passaram pelo encontro literário. Desta forma, Miguel Sousa Tavares, José Rentes de Carvalho, Andrés Neuman, Antonio Gamoneda, entre outros, farão parte do número total de 63 autores participantes no evento.

A conferência de abertura, a cargo de Adriano Moreira, está marcada para as 15h de 20 de fevereiro, no hotel Axis Vermar, onde o Correntes d’Escritas se desenrolará. Lá, como é habitual, terão lugar as inúmeras iniciativas que compõem o evento: conferências, mesas redondas, lançamentos de livros, sessões de poesia, teatro, cinema, encontros de escritores com estudantes.

No caso das mesas redondas, em específico, esta edição do Correntes d’Escritas brinca com o título de cada uma, juntando-lhe sempre a palavra “correntes”. Em jeito de exemplo, pode-se fazer referência para a Mesa 5 – também devido à excelência dos autores que dela farão parte -, que se vai reunir a 21 de fevereiro, às 22h: “Cada livro é a antologia corrente da existência”, com Carlos Quiroga, Joana Bértholo, Manuel da Silva Ramos, Manuel Jorge Marmelo, Miguel Sousa Tavares, Ondjaki, Rui Zink e Michael Kegler.

O programa completo do evento, onde podem ser consultados as datas e horários desta e de outras mesas e acontecimentos, faz ainda referência para a sessão de encerramento, marcada para as 18h de sexta-feira, com o anúncio dos vencedores dos Prémios Literários 2014, em que se destaca o prémio Casino da Póvoa, no montante de 20 mil euros.