A Universidade do Porto começa o ano a bater recordes. Desta vez, trata-se do número de estudantes estrangeiros que escolheram a UP como lugar para prosseguir ou complementar os estudos: mais de 3.800.

Nunca antes a instituição tinha acolhido tantos alunos internacionais e tudo se torna ainda mais esclarecedor quando se percebe que este número representa 13% de toda a comunidade académica da universidade em questão.

Uma “Torre de Babel”

Com um número tão elevado de alunos estrangeiros torna-se natural a existência de uma grande diversidade linguística: atualmente, a comunidade académica da UP é constituída por 112 nacionalidades, com o Brasil (1589 pessoas), Espanha (385) e Itália (201) à cabeça.

Segundo dados da UP, “dos mais de 3.800 estudantes e investigadores estrangeiros que frequentam a Universidade do Porto, 1.747 chegam ao abrigo de programas internacionais de mobilidade estudantil, como os mais conhecidos programas Erasmus e Erasmus Mundos”.

Os demais dividem-se em 1.500 que escolheram a UP para fazerem, de raiz, os seus cursos (licenciatura, mestrado ou doutoramento) e 600 investigadores inseridos em projetos de investigação nos laboratórios da instituição.