O Governo está a estudar a criação de um programa de bolsas de mobilidade interna para estudantes, com o objetivo de convencer jovens das regiões do litoral a irem estudar nas instituições de ensino superior do interior. E a par do incentivo financeiro, será ainda levado a cabo um programa de comunicação junto das famílias de Lisboa e Porto, para evitar a discriminação de instituições.

Quem o diz é o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, durante um debate organizado pelo Sindicato Nacional do Ensino Superior (Snesup), que aconteceu esta quinta-feira. Uma solução que tem vindo a ser discutida com as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e que deverá usufruir de fundos comunitários.

Programa não interfere com sistema de acesso ao ensino superior

“Nessas regiões, a vida é mais agradável e até se passa menos tempo no metro e no autocarro, ficando mais tempo para nos divertirmos”, afirmou o secretário de Estado do Ensino Superior. A iniciativa surge devido ao problema da falta de alunos e à necessidade de manter as instituições de ensino superior no interior do país.

O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, António Fernandes, lembra, porém, que não chega atrair estudantes. “É também preciso fixá-los e isso só se faz criando emprego”, disse. Importante é ainda referir que José Ferreira Gomes garantiu que esta iniciativa não implicará alterações no sistema nacional de acesso ao ensino superior. “Não há qualquer intenção de abandonar o sistema de vagas”, sublinhou.