A Fundação BIAL abriu as candidaturas para o prémio científico deste ano, que visa distinguir os melhores trabalhos de investigação médica nas áreas clínicas, científicas e das neurociências.

O prémio máximo atribuído, o Grande Prémio Bial de Medicina, tem o valor de 200 mil euros. O Prémio BIAL de Medicina Clínica é de 100 mil euros. Para além destas distinções, o júri deste prémio bienal poderá escolher quatro investigações que mereçam receber menções honrosas, no valor de 10 mil euros cada uma.

Os prémios BIAL destinam-se não só a equipas de médicos e investigadores da área em Portugal, mas também podem integrar as equipas de investigação e especialistas estrangeiros. O mesmo trabalho pode concorrer aos dois maiores prémios se assim os autores o entenderem.

Segundo o regulamento, os interessados devem concorrer até dia 31 de outubro. As candidaturas devem ser enviadas em português ou inglês para o e-mail [email protected], com o título e resumo da obra em sete mil caracteres. Devem também seguir as informações relativas a cada autor incluído em cada investigação, que deverá ter um máximo de 200 páginas.

No júri estão alguns nomes conhecidos da medicina em Portugal, especialistas de várias universidades em todo o país, como Catarina Resende de Oliveira, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, que irá presidir o júri. Os vencedores vão ser revelados em abril de 2015.