Há quem diga que Porto não rima com bicicleta – não é uma cidade plana, e muitos veem isso como um obstáculo. A pensar nisso, e também nos turistas que queiram conhecer o melhor destino europeu, nasceu há menos de um mês a loja Free Wheel Spirit no rés-do-chão de um prédio na Rua do Bonjardim. O negócio oferece aluguer de bicicletas elétricas a quem quiser conhecer a cidade sem fazer muito esforço.

Quando avançou com a criação da Free Wheel Spirit, a empresária Isabel Soares, 44 anos, percebeu que teria de contar com a ajuda de quem vivesse intensamente o universo das bicicletas. Em conversa com um primo, este lembrou-se de Talita Cayolla, uma estilista de 27 anos que “adora e percebe imenso de bikes“. “A Talita é conhecida como a menina da bicicleta”, conta Isabel ao P3. Talita conta que a bicicleta é a sua segunda paixão. “Faço dela o meu meio transporte e costumo andar com meu filho na cadeirinha da bicicleta”, afirma.

A loja está em funcionamento desde o dia 1 de fevereiro de 2014 e, desde então, as responsáveis têm “estado em contacto com hotéis, hostels e empresas de turismo” de forma a conseguirem parcerias e também a dar a conhecer o negócio. “Neste momento, temos uma parceria que já é oficial com os ‘The Other Side – tourism company‘”, diz Isabel.

Oito bicicletas, quatro percursos

Numa primeira fase, a loja disponibiliza oito bicicletas, uma delas com cadeirinha de bebé. “Se tudo correr como esperamos, pretendemos aumentar a nossa frota e comprar mais acessórios, para além dos cestos e dos alforges que já temos”, diz Talita. No ato do aluguer o cliente terá que “deixar uma cópia do documento de identificação” e a caução “não é em dinheiro mas sim com o cartão multibanco”.

Com uma autonomia de 90 quilómetros, as bicicletas podem ser alugadas por hora ou por dia. O período mínimo são duas horas, no valor de 10 euros, e o máximo são dois dias, por 70. Existe também possibilidade de alugar por três horas (20 euros), por cinco horas (30 euros) e por um dia completo (40 euros).

Na página oficial da Free Wheel Spirit, pode-se encontrar uma sugestão de quatro percursos pelo Porto. Isabel e Talita estão expectantes com o futuro do negócio e já têm imensas ideias para o expandir, uma vez que, agora, sendo o Porto considerado o melhor destino europeu, “os turistas acabam por ter mais vontade de vir conhecer a cidade”.