O Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) comemora este ano um quarto de século e ninguém podia ficar indiferente à data, por mais que os cortes no financiamento, por parte do Estado, atormentem quem por lá trabalha.

Comemorar os 25 anos é “renovar o espírito” da instituição e das suas gentes, garante Manuel Sobrinho Simões, um dos fundadores e atual diretor do instituto. Por isso, o programa é recheado, com atividades de março a dezembro.

No entanto, e tendo em conta as dificuldades financeiras que o instituto atravessa, “nenhum dinheiro foi desviado da ciência para as comemorações”. Estas só foram possíveis graças à boa vontade de várias instituições da cidade, que doaram dinheiro e géneros em prol da instituição. Por isso, a 8 de março, dia do arranque oficial do programa de aniversário, a festa é especialmente dedicada aos parceiros. Consiste num concerto da Orquestra Sinfónica do Porto e acontece na Casa da Música às 18h.

Depois da 16.ª edição do Portugaliae Genetica a 20 e 21 de março e da exibição de uma série de documentários sobre a prevenção do cancro, a 2 de abril; surge o “Em abril, 35 mil”. Uma iniciativa que comemora também os seis anos de vida do Laboratório Aberto, que todos os anos é visitado por milhares de crianças do ensino básico e secundário. A 23 de abril, o visitante 35 mil é surpreendido com um programa especial.

Prevenir e diagnosticar continuam a ser prioridade nos 25 anos

Já em maio, entre os dias 5 e 12, uma série de conversas desenrolar-se-são nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto entre especialistas, associações de doentes e cidadãos sobre os diferentes tipos de cancro. Uma iniciativa que “tem como objetivo estimular a prevenção e o diagnóstico precoce”, duas das bandeiras do instituto. Com o mesmo fim realiza-se, a 25 de maio, o Dia da Tireóide. O IPATIMUP assegura uma sessão pública de informação e divulgação aberta a toda a comunidade, com rastreios incluídos.

Já a 6 de julho, a jornalista Ana Gerschenfeld e Luísa Pereira, investigadora, discutem os genes e a origem multicultural das populações. Uma iniciativa que acontece na Casa das Artes e termina com uma visita guiada à Sinagoga Kadoorie Mekor Haim, a maior sinagoga da Península Ibérica, situada junto ao Colégio Alemão.

Para os amantes de comida, o IPATIMUP ensina a comer saudável. Uma palestra seguida de show cooking que conta com a presença do nutricionista Pedro Graça e o chefe Hélio Loureiro. No Mercado do Bom Sucesso a 13 de setembro.

IPATIMUP de portas abertas em setembro

Por fim, para quem ficar cheio de curiosidade de conhecer melhor o instituto, pode sempre dar um saltinho até à Asprela a 26 e 27 de setembro. O IPATIMUP estará de portas abertas para receber a comunidade e mostrar o que por lá se faz no dia-a-dia.

Os mais dados à cultura também não são postos de lado e haverá uma peça de teatro em honra das comemorações. Chama-se “Biodegradáveis”, centra-se nos efeitos da passagem do tempo sobre os corpos e estará em cena de 9 a 19 de outubro no Teatro Carlos Alberto.

E para não fugir à tradição, acontece ainda mais uma “Conferência do Equinócio”. Realizadas todos os anos desde 1997, é normalmente um dia de “reflexão interdisciplinar”. Com o mote “Saberes prometidos, saberes proibidos” é comissariada pelo professor João Lobo Antunes e acontece a 16 de oubtubro no IPATIMUP e na Fundação de Serralves.

Um programa preenchido a ser conhecido ao longo do ano que ainda inclui congressos, vídeos, redes sociais e até uma participação especial na corrida de Paranhos.