A Reitoria da Universidade do Porto (UP) está pronta para dar início à quinta edição do projeto “Diálogos”. O objetivo é “debater diversas circunstâncias inerentes à cidadania e ao país”, tendo em conta o futuro de Portugal.

O ciclo de conferências abre amanhã com a conversa “Portugal: presente e futuro”, um diálogo entre Pedro Arroja, professor no Instituto Superior de Estudos Financeiros e Fiscais, e Manuel Monteiro, professor na Universidade Lusíada e jurista.

A 13 de março, debate-se “Ética: Valor indispensável?” com o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, Luís Portela, presidente da BIAL e Rui Nunes, professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Mas os “Diálogos” não se ficam por aqui. A 21 de março, Lôbo Fernandes, professor catedrático na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, e Paulo Rangel, deputado no Parlamento Europeu, discutem o sistema político e a Europa no debate intitulado “Portugal e a Europa: Que Futuro?”.

Rui Moreira e Rui Rio encerram o ciclo de debates. “Cidadania e política – dissonância democrática?” é o mote para a discussão entre o atual e o antigo presidente da Câmara Municipal do Porto marca o fim da edição 2014 do “Diálogos”.

O evento é organizado por Vicente Ferreira da Silva e as sessões centram-se em diversas áreas de intervenção, como o ensino, a ciência, a cultura e a inovação.