Natural de Vila Real, Luís Castro chega aos 52 anos ao topo da hierarquia da equipa técnica do FC Porto. Depois de, no início da época, ter assumido a equipa B, torna-se agora o novo treinador principal dos A (ainda que interinamente), conforme foi anunciado em comunicado do clube à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Depois da saída de Paulo Fonseca, anunciada hoje ao final da manhã, Luís Castro deixa a equipa secundária do FCP no primeiro lugar da tabela classificativa da Liga 2 Cabovisão. Uma escolha que acaba por surgir como “natural” e que alguns já assumiam como alternativa viável. Mas quem é Luís Castro? Ex-jogador formado no Vieirense e na União de Leiria, foi defesa em clubes como o Vitória de Guimarães, O Elvas, Fafe e Águeda, onde terminou a carreira dentro das quatro linhas e iniciou o percurso como treinador, em 1998.

Percurso que continuou no distrito de Aveiro, já que após a saída do Águeda treinou o Mealhada, o Estarreja e a Sanjoanense. Foi do clube de São João da Madeira que “deu o salto” para o Penafiel. Ao leme do emblema duriense, estreou-se na Primeira Liga, em 2004/2005.

Em 2006, deixou o Penafiel e passou a ser o coordenador dos escalões de formação do FC Porto. A sua figura sempre foi consensual entre os diversos órgãos do clube, sendo olhado com admiração por muitos jogadores que passaram pelas camadas jovens azuis e brancas. Em 2013 assumiu o comando da equipa técnica da equipa B dos “dragões” e foi agora promovido.

Luís Castro vai orientar o plantel que Paulo Fonseca deixou no 3º posto da classificação do campeonato a 9 pontos do líder Benfica, nos oitavos de final da Liga Europa e nas meias finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga.

O conjunto das Antas está há 4 jogos sem conhecer o sabor da vitória, o que não impede alguns adeptos de considerarem que o ex-técnico dos dragões tinha condições para continuar no comando da equipa.

Paulo Fonseca iniciou a época com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Vitória de Guimarães. O ex-treinador dos dragões, que cumpre hoje 41 anos, ainda orientou a equipa no treino desta manhã e dá agora lugar a Castro, que se sentará no banco até ser encontrada outra solução.