Depois das negociações falhadas com a APEL, a Câmara do Porto avança, esta quarta-feira, que a Feira do Livro deste ano se realizará de 5 a 21 de setembro, nos jardins do Palácio de Cristal.

Conforme anuncia em comunicado, a organização da Feira do Livro de 2014 estará totalmente a cargo da Câmara do Porto, algo que não acontecia “em mais de 80 anos”. O evento será levado a cabo sem a participação da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que, no mês passado, devido a desentendimentos com a autarquia, anunciou um eventual cancelamento da iniciativa.

Segundo o município, o modelo de organização da Feira do Livro em questão será adotado no futuro, “com ganhos de competitividade para os participantes e de autonomia para a cidade do Porto”.

Pela primeira vez, a Feira do Livro estará aberta “a todos os editores, livreiros, livrarias, alfarrabistas e associações do setor”. A autarquia sublinha a importância da “participação de todos”, sobretudo “para os destinatários finais da feira: os leitores”, tendo como objetivo a promoção da leitura.

O evento decorrerá nos nos jardins do Palácio de Cristal, entre 5 e 21 de setembro, e será preparado pelo pelouro da Cultura e contará com o apoio da Biblioteca Almeida Garrett. Com a programação cultural entregue à Câmara do Porto, a empresa municipal Porto Lazer estará encarregue da logística e animação do evento.