A grande novidade da convocatória do jogo desta quarta-feira, em Leiria, entre Portugal e Camarões, é a presença do jogador do SC Braga, Rafa, que, juntamente com o extremo do Benfica Ivan Cavaleiro, foram, pela primeira vez, chamados pelo selecionador. Mas o que difere na chamada destes jogadores? Se Ivan Cavaleiro fez quase toda a formação no Benfica, depois de sair do Alverca, em 2007, Rafa teve uma tarefa muito mais difícil no objetivo de chegar ao topo.

O jogador arsenalista, nascido no Barreiro, deu os seus primeiros toques na bola no Atlético Povoense (Póvoa de Santa Íria), mas, após um ano, foi para o Alverca, onde jogou desde os infantis até aos juvenis. Após os juvenis, Rafa tenta a sua sorte no Feirense , de imediato, impressiona os responsáveis. Quem o diz é Adolfo Teixeira, o seu treinador nos juniores em Santa Maria da Feira: “Logo no primeiro dia vimos que tinha bastante qualidade, até ficámos admirados como é que um miúdo com aquela qualidade vinha às captações. Mas víamos que estava ali um miúdo com capacidade muito acima do normal”.

Alverca: um ponto em comum

Curioso o facto de estes dois jogadores, Rafa e Ivan Cavaleiro, terem alinhado juntos no Alverca, ainda muito jovens, nas épocas de 2005/2006 e 2006/2007.

Adolfo ficou surpreendido pelo facto de um jogador vir do Sul às captações do Feirense e pelo facto de nenhum clube como Benfica, Setúbal ou Beleneses ter mostrado o interesse no jovem. Ao contrário deles, o Feirense não quis deixar fugir o talento de Rafa e, por isso, fez um esforço financeiro para manter o jovem, ao dar-lhe alojamento e alimentação.

Para o ex-técnico do jogador, Rafa teve ainda a sorte que muitos mais miúdos não têm, que é a confiança dos técnicos. Quer Henrique Nunes, no Feirense, quer Jesualdo Ferreira, apostaram nele e foi isso que tornou possível a sua chamada à Seleção. “Apesar da capacidade que ele tem, teve sorte do treinador apostar nele, a vida é feita de oportunidades e ele aproveitou-a com tudo o que tinha. Com a qualidade que ele tem era só darem-lhe confiança e o Jesualdo Ferreira fez isso muito bem. Continuo a dizer que é preciso ter sorte e teve a sorte do Feirense apostar nele e o treinador Henrique Nunes ter apostado nele na equipa principal. Isso deu-lhe visibilidade. Se repararem, num espaço tão reduzido consegue chegar a Seleção A”.

O treinador descreve Rafa como um jogador com “um controlo de bola fabuloso, que transporta a bola como ninguém e que assume o ‘um para um’ facilmente, sem medo de arriscar”. Se pode chegar a um patamar como o de Ronaldo? Afirma que é “muito subjetivo” prever esse futuro, porque não depende só dele mesmo.

Estar nesta convocatória permite a Rafa sonhar com o Mundial. Adolfo Teixeira acredita que o internacional sub-21 estará nos 23 eleitos e que, mais cedo ou mais tarde, irá explodir no futebol mundial. Esta quarta-feira tem a prova de fogo neste particular, onde algumas previsões o apontam como titular.

A convocatória final será a 19 de maio. Até lá, resta a Rafa manter o seu nível exibicional em Braga, de forma a impressionar o selecionador nacional Paulo Bento.