A distinção feita pela Emporis, uma base de dados sobre construção, foi divulgada em fevereiro e surge porque, segundo a empresa, “nos dias de hoje as salas de concertos modernas têm características arquitetónicas singulares que oferecem à audiência um grande espectáculo antes de se sentarem nos seus lugares”.

Numa lista de 15 edifícios está, então, a sala de espetáculos do Porto, que teve o primeiro concerto “um dia depois da inauguração oficial pelo Presidente da República, a 15 de Abril de 2005”, e que é também referenciada como “a casa da Orquestra Nacional do Porto”.

A Casa da Música foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas em 2001, ano em que o Porto foi Capital Europeia da Cultura, mas só ficou concluída no ano de 2005.

Na lista da Emporis encontram-se salas de espetáculo espalhadas por todo o mundo, entre elas, por exempo, a Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, El Palau de les Arts Reina Sofía, em Valência, e o National Centre for the Performing Arts, em Beijing.