A plataforma UP2U está há já algum tempo disponível online em fase de protótipo, mas os interessados já se podem inscrever nos diversos cursos concebidos por professores e parceiros do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), com o apoio da Unidade de Ensino à Distância correspondente.

Através dos cursos disponíveis é possível aprender a construir e partilhar mapas mentais – organizando temas ou ideias através de uma ferramenta que permite planificar e representar visualmente a vida pessoal, profissional e académica -, criar apresentações com o “Prezi”, evitar o plágio e gerir os novos formatos web. Existem dez cursos de áreas diferentes abertos a estudantes e público em geral.

Ainda que disponibilizada por uma instituição do Ensino Superior, a plataforma terá também disponíveis os cursos “Agenda de Exames”, que visam ajudar os estudantes de ensino secundário a prepararem-se para os exames nacionais através de uma boa gestão de tempo de estudo. Português, Matemática A, Biologia e Geologia e Física e Química são as áreas disponíveis no UP2U.

MOOC

O conceito MOOC nasceu em 2008 pelas mãos de Dave Cormier (Universidade de Prince Edward Island, no Canadá) e, desde então, tem vindo a expandir-se substancialmente.Como a sigla indica, consiste na disponibilização de cursos online – que utiliza diversas plataformas web 2.0 e redes sociais – abertos e massivos.

Podem encontrar-se várias plataformas MOOC pelo mundo, mas algumas das mais populares são a Coursera, a Udacity e a EDX. Em Portugal, ainda não são muito comuns, mas já existem na Universidade Aberta, desde o ano passado, e, mais recentemente, na Universidade de Coimbra.

Ir às aulas quando bem apetecer

Para quem quiser inscrever-se, basta registar-se na página e escolher o tipo de formação que pretende. Há cursos de curta-duração, que vão de quatro a dez horas – acessíveis em qualquer momento -, ou de média duração, que podem ir de 40 a 80 horas, e incidem sobre um maior aprofundamento dos conhecimentos e a supervisão dos docentes.

Nelson Jorge, um dos mentores do projeto, diz ao JPN que a adesão foi bastante positiva, estimando um milhar de registos para o momento atual. Antes mesmo de a plataforma ser divulgada de uma forma oficial, já havia pessoas a quererem inscrever-se. A plataforma “é um reaproveitar de recursos que já existiam e eram usados internamente”. Para o futuro, considera-se a possibilidade de colocar disponíveis alguns módulos lecionados no IPL, para que os interessados na área possam adquirir conhecimentos mesmo antes de integrarem a licenciatura em questão.

A escolha de quando e como realizar as atividades de cada curso é feita pelos alunos. Já a avaliação final dos cursos é feita online, através de perguntas de escolha múltipla e com correção automática. O primeiro curso a arrancar é o de “Construção e partilha de mapas mentais”, já nesta sexta-feira, 7 de março.