A insatisfação dos portugueses com a democracia parece estar em estreita relação com a atual situação que se vive no país: 14% dos portugueses dizem estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a democracia em Portugal. António Pedro Lisboa, estudante de 23 anos, aponta o funcionamento do atual sistema democrático como a principal falha.

Miguel Carneiro, informático, partilha da opinião e acrescenta: “As pessoas votam sempre em dois partidos – PS ou PSD – e não me parece que haja uma hipótese de um terceiro ganhar e não me parece que as diferenças entre os dois partidos de centro estejam assim tão vincadas”. E depois de eleitos, guiam-se por interesses privados, acredita.

Para Catarina, jovem estudante, a contínua decadência da democracia é preocupante: “Estamos a caminhar cada vez mais para o que se chama uma ditadura”, remata. “Parece que nós, jovens, já não temos o direito de ser ouvidos. Não ouvem as nossas reclamações, cortam-nos a voz e isso também é uma forma de ditadura”, explica Catarina.

Mas há quem aponte para fatores mais próximos. É o caso de Mário de Castro, de 71 anos, para quem tudo se resume ao poder económico. “Não fico surpreendido. As pessoas quando não sentem o dinheiro no bolso é claro que ficam insatisfeitas com a democracia”, afirma. Já Maria Almeida diz que qualquer sistema político tem “aspetos positivos e negativos” mas que o povo português “não faz nada para mudar”.

A União Europeia ainda não é relevante “para a nossa realidade”

O Eurobarómetro, divulgado pelo jornal i esta quinta-feira, revela também que só 36% considera que o facto de Portugal integrar a UE é uma “coisa boa”. Para Ana Pacheco, caixeira de 49 anos, Portugal não beneficiou da entrada na União Europeia. Igualmente, os inquiridos que mostram interesse sobre os temas discutidos no seio da UE são poucos.

Já para António Pedro Lisboa, a comunicação social dá prioridade à política nacional, mas não descarta a possibilidade de esta realidade vir a sofrer alterações. Ainda assim, o estudante diz que “a União Europeia ainda não transporta para a nossa realidade uma relevância que mereça ser [algo] que nos faça pensar”.

No quadro europeu, os portugueses são os mais descontentes com a qualidade da democracia. O Eurobarómetro mostra que menos de um quinto dos portugueses estão satisfeitos com a situação atual.

Os Eurobarómetros são pesquisas realizadas pela Comissão Europeia, e têm como objetivo acompanhar a evolução da opinião pública dos vários estados-membros sobre diversos assuntos.