Foi há 57 anos que nasceu oficialmente a RTP como canal de televisão. O primeiro e único canal de televisão português durante 11 anos.

Foi em 1957 que Maria Helena Varela Santos abre a emissão da RTP, às 21.30 horas, dando início a uma nova era dos meios de comunicação social em Portugal. Ainda controlado pela censura do Estado Novo, também ela vai fugindo indiretamente a esse controlo e funcionando como instrumento de mudança.

Apesar de ter nascido oficialmente em 1957 as primeiras emissões experimentais, foram para o ar desde quatro de setembro de 1956, a partir da extinta Feira Popular, em Lisboa.

Em 1968 surge o segundo canal, que hoje conhecemos como RTP2 e um pouco mais tarde nascem os canais dedicados às regiões autónomas: a RTP Madeira, em 1972, e a RTP Açores, em 1975.

Só em 1980 acontece a mudança para a emissão a cores: um dos marcos históricos da estação.
Atualmente a RTP conta com cerca de 10 canais, entre eles: RTP Internacional, RTP África e RTP Informação.

Esta sexta-feira, dia 7 de março, a estação vai celebrar o seu 57.º aniversário, com a Gala Prémios Lumen que terá lugar no Casino Estoril e será emitida em direto, a partir das 22h. Pelo palco vai passar música, humor e uma homenagem à ficção nacional, que neste momento vive uma boa fase no canal público com a série “Bem-Vindos a Beirais”.