Um público que dança ao som de colunas instaladas debaixo de água e à superfície. É esta a ideia de Joel Cahen, criador da Wet Sounds, ao realizar concertos que exploram as variações do som fora e dentro de água. Apesar do projeto ter surgido em 2008, só este ano começou a ganhar adeptos em grande dimensão.

De acordo com o The Telegraph, Cahen quis descobrir as diferenças entre os sons percorridos no espaço e na água, através da instalação de colunas. Ao perceber que o som viaja quatro vezes mais depressa na água que no ar, o criador cria a ilusão que o barulho vem de dentro da cabeça de quem o ouve, quando o espectador está debaixo de água. “Ao pormos as mãos nos ouvidos dentro de água, vamos continuar a ouvir a música uma vez que o nosso ouvido interno capta todas as vibrações”, refere Cahen.

A música do projeto Wet Sounds foi escrita pelo compositor Matthias Kispert, chegando a ter faixas interpretadas por sete vocalistas. Durante o espetáculo, o público dança e flutua movido pelo som e as piscinas municipais são transformadas em plataformas de música e espetáculo. Apesar do foco incidir no espetáculo áudio, Cahen defende que os efeitos visuais também são um dos principais elementos do concerto.

A ideia surgiu quando Joel nadava e hoje já percorre as piscinas do Reino Unido e de outros países da Europa, como acontece em França. O espetáculo, que começou no Norte de Londres, vai decorrer esta terça-feira, dia 7 de março, na piscina de Bangor e dia 4 de maio em Belfast.