A “Oração” de António Calvário foi a vencedora do Grande Prémio TV da Canção Portuguesa a 2 de fevereiro de 1964, no estúdio do Lumiar. Nessa altura, a apresentação do Festival estava reservada às “grandes vedetas”, como recorda Eládio Clímaco, voz da “grande festa da música” durante mais de 30 anos. “Houve um balançar em 1975, um andar para a frente, andar para trás, como é natural. Depois houve um salto extremamente positivo e uma grande melhoria até mais ou menos 1998 quando o Festival teve os seus pontos mais altos”.

Entre o esconder em direto de alegrias e desilusões, Eládio foi-se habituando à ideia de que da vitória no Festival da Canção à conquista do Eurovisão, vai um salto complicado. “Tem que haver vontade política, vontade turística, vontade do país, vontade da televisão de ganhar. Se não há essa vontade, é muito complicado. Tive algumas desilusões, como com a Lúcia [Moniz] e, principalmente, com o José Cid que acho que foi brilhante a canção desse ano”.

1980: Primeira vez a cores

José Cid ganhou o Festival no ano de 1980, naquela que foi a primeira transmissão a cores da RTP. O tema intitulava-se de “Um grande, grande amor”

O que dizem os vencedores de 2012

Desde “Um grande, grande amor” passaram 34 anos e muitos artistas foram conquistando Portugal. Filipa Sousa, em 2012, foi a última: “Se calhar por nunca ter acreditado que podia alguma vez ganhar, teve um saborzinho especial. O Festival da Canção vai ter sempre aquela estrelinha”, diz.

A artista reconhece que defender as cores de Portugal já não tem o peso de antigamente. “Há muito anos atrás era o sonho de qualquer cantor. Nos dias de hoje, já não tem aquela visibilidade. No entanto, para mim, continua a representar um marco na minha carreira”, explica.

“Vida Minha”, tema com o qual Filipa venceu em 2012, foi escrito por Carlos Coelho. O compositor, presença assídua nos Festivais, confessa que a obrigação de escrever em português prejudica no momento de cruzar a fronteira para o Eurovisão: “Limita obviamente. Não em termos nacionais, porque faz todo sentido cantarmos em português no Festival RTP da Canção mas no Eurovisão devia-se estudar mediante cada tema se faz mais sentido apresentar-se o tema em português ou inglês”.

Será para ficar?

2013 significou o segundo interregno no Festival da Canção, depois da ausência do concurso em 2002. O alegado motivo seria a falta de verbas da RTP. José Poiares, responsável da estação pública pelo Festival em Portugal, afirma que não foi só isso que levou à decisão.

Eládio Clímaco vê a ausência do Festival numa outra perspetiva “Acho mais importante ver esse corte doutro aspeto: fez uma pausa para repensar, como é que ia o Festival, como é que iria ser este ano. Estou cheio de curiosidade para ver o que vai sair agora no dia 15, estou muito contente por ter voltado”.

Já para a última vencedora, Filipa Sousa, a ausência passou ao lado dos media: “Claro que da parte dos fãs há sempre aquele desejo. Eu, por ter ficado mais ligada a essas pessoas, aos sites e aos blogues, senti muito essa falta mas, para a comunicação social, acho que passou completamente ao lado”. O compositor Carlos Coelho diz que o Festival “faz sempre alguma falta”. “Tanto faz, que houve muitas menções ao facto de não haver Festival, principalmente humorísticas, da Troika ter cortado tudo e até o Festival da Canção. Mas faz sempre falta para quem quer mostrar o seu trabalho na música.”

Final é dia 15 de março

As meias-finais do Festival da Canção realizam-se este sábado, 8 de março, com a final reservada para dia 15 de março. O vencedor representará Portugal no Festival Eurovisão em Copenhaga, Dinamarca, cuja final acontece a 10 de maio.

Modelo de votação

Este ano, o modelo de votação volta a ser alterado. Ao invés de existir júri, o público é 100% responsável pela decisão. José Poiares diz que seja qual for o modelo haverá sempre discussão.

Carlos Coelho deixa o mote aos portugueses para voltarem ao sofá e assistir ao Festival: “O primeiro Festival da Canção foi há 50 anos, há 50 anos que se diz que o Festival da Canção está morto portanto, quem quiser ver a prova em contrário, pode assistir ao Festival da Canção no sábado e ver que ele esta bem vivo”.