Corria o ano de 1959 quando a Barbie saiu para o mercado, pelas mãos de Ruth Handler. Poucos anos depois, na década de 60, a boneca já dominava a indústria dos brinquedos. Apesar de ser o brinquedo mais vendido do mundo, a Barbie tem sido alvo de controvérsia, nos últimos anos. A polémica contra o físico irrealista e o estilo de vida da boneca custaram à Mattel, a fabricante, uma descida de 13% nos lucros, no final de 2013.

Para responder à decrescente popularidade e para festejar os 55 anos da Barbie, a marca norte-americana criou a campanha publicitária #unapologetic. “Celebrate who you are and never apologize for it” (Celebra quem és e nunca peças desculpa por isso) é o mote que levou a boneca à capa da revista “Sports Illustrated, Swimsuit Edition”, no seu 50.º aniversário, com a recriação do primeiro modelo da Barbie e do icónico fato de banho.

Contudo, a capa da revista não teve o efeito desejado pela Mattel, uma vez que espoletou acusações contra a objetificação da mulher. Nos últimos cinquenta anos, a Barbie já teve mais de 150 carreiras, desde astronauta a nadadora salvadora, passando por ginasta olímpica, presidente da república e estrela de rock. Centenas de casas, 40 espécies de animais e mais de 200 veículos, entre carros, autocaravanas, jeeps e motas, fazem parte do espólio da boneca, que continua a ser conhecida pelo maior guarda roupa do mundo.

As últimas décadas também viram nascer vários companheiros da Barbie. Ken, com o nome original Ken Carson, foi criado dois anos depois, em 1961. Seguiu-se Midge, em 1963, e Skipper, em 1965. As bonecas multiculturais foram adotadas pela Mattel no final da década de 60: Christie, afro-americana, chegou ao mercado em 1968; seguiu-lhe a latina Theresa, em 1988, e a asiática Kira, em 1990; a última a chegar ao público foi Fulla, muçulmana, posta à venda em 2003.

Atualmente, existem cerca de 1 bilião de Barbies em mais de 150 países e estima-se que sejam vendidas três por segundo. A versão mais cara do mundo da boneca está à venda por 632 mil dólares (cerca de 455 mil euros) e foi desenhada pelo joalheiro australiano Stefano Canturi e colocada à venda a 4 de maio de 2010.