Cerca de 700 ginastas de 17 países bateram o recorde de participação nas provas preliminares do maior evento do mundo de ginástica acrobática. Depois dos aquecimentos e brincadeiras no exterior do Complexo de Ginástica da Maia, os primeiros atletas começaram, na sexta-feira, a competição com vista à final deste domingo, 9 de março.

Para António Amaral, assessor da Câmara da Maia, a cidade receber pelo terceiro ano a Taça do Mundo de ginástica acrobática é o resultado de um “período de maturação em que é preciso investir para fazer os eventos crescerem”, sempre com o dinheiro e recursos disponíveis: “Infelizmente, ser Cidade Europeia do Desporto não trouxe verbas institucionais para a Câmara. Este título é um reconhecimento do que tem sido feito nos últimos anos na Maia. Diariamente temos cerca de 13 mil pessoas a praticar desporto nas nossas instalações”, refere o responsável.

Ao todo, são perto de 1500 os estrangeiros de visita à Maia, entre atletas, pais e comitivas, que dão reconhecimento internacional e dinamizam a economia: “Já atingimos o limite das instalações. Este ano houve atletas que tiveram que ficar a dormir fora do Concelho, no Porto, porque esgotámos todas as camas que tínhamos disponíveis no nosso parque hoteleiro”, revela António Amaral.