A “Porto Academy” consiste numa semana inteira de workshops e palestras, onde os estudantes inscritos terão a oportunidade de trabalhar diretamente com alguns dos mais reconhecidos arquitetos de todo o mundo. Os participantes terão ainda a oportunidade de assistir a três masterclasses com arquitetos convidados.

A organização da summer school está a cargo da Indexnewspaper e irá decorrer nas instalações da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), uma das mais prestigiadas faculdades do mundo. A Associação de Estudantes da FAUP (AEFAUP) tem prestado apoio à organização da iniciativa, nomeadamente no que respeita à sua divulgação.

Estão já confirmados os 12 arquitetos responsáveis pelos workshops desta 2.ª edição de “Porto Academy”, entre os quais Antón Garcia-Abril (Ensamble Studio), Cecilia Puga e Kersten Geers (KGDVS). As masterclasses são três e estarão a cargo de Valerio Olgiati e Manuel Aires Mateus, faltando ainda anunciar o terceiro e último arquiteto convidado.

A primeira edição da “Porto Academy” decorreu no verão de 2013 e o entusiasmo entre os alunos foi tal que os bilhetes esgotaram em apenas 28 dias. A summer school de 2013 contou com nomes como Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura e Milton Braga e recebeu 220 estudantes de 32 nacionalidades diferentes.

Os interessados devem inscrever-se aqui ou dirigir-se à sede da AEFAUP. Até ao próximo dia 17 de março, o preço da inscrição é de 350 euros. O programa completo assim como todas as condições podem ser consultados na página oficial do evento.