Desde os últimos dias de Fevereiro está disponível um novo site nascido no Porto que permite explorar o mercado imobiliário em Portugal. Para universitários ou não, a pesquisa vai desde escolher se quer comprar ou arrendar, a tipologia de casa (T1,T2,T3 ou T4), o número de casas de banhos, ou idade do edifício.

Helena Marinho, responsável pela comunicação e gestão de conteúdos da página, explica que “o projeto surgiu da experiência pessoal de quem teve a ideia do que é estar à procura de casa e se apercebeu da chatice que é não ter certas informações relativamente aquilo que há à volta”.

E o que é que está à volta de uma casa? A Zizabi mostra: o número de escolas, a quantidade de hospitais ou clínicas, a distância a que se vive de esquadras policiais, o número de parques, restaurantes, cafés ou espaços culturais. Mas há mais. Pode saber-se como serão os vizinhos se ali escolhermos viver: que idades têm, as habilitações, o género, a idade e as profissões. Por último mas não menos importante, nem a meteorologia é deixada ao acaso. É possível saber se chove muito na zona e qual a temperatura média.

Site já regista diariamente dois mil acessos

Com um registo diário de duas mil pessoas, o site inclui a média dos preços dos imóveis da zona. “Se me pedem 50 mil euros por certa casa, eu consigo aceder a uma informação que me permite perceber se me estão a pedir a mais, a menos, ou se está dentro da média de valores”, explica Helena Marinho. Os dados disponíveis no site provêm de fontes como o Ministério da Justiça, Instituto Nacional de Estatística e Administração de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos.

Para o futuro, o site pretende, segundo Helena Marinho, humanizar-se: “Agora queremos ter a opinião das pessoas que vivem na zona. No Porto e Lisboa já são textos escritos por nós, residentes no Porto, ou por pessoas de Lisboa a quem pedimos. Queremos que as pessoas dos sítios colaborem, que vistam um bocado a camisola e que ajudem realmente as pessoas que chegam e que são novas a procurar casa ali”.

No Porto, por exemplo, lê-se: “Seria muito suspeito dizer que o Porto é a melhor cidade do mundo, por isso vamos tentar remeter-nos aos factos e mostrar porque é que esta cidade pode bem ser uma das melhores do mundo para viver”.