Pelo sexto ano consecutivo, os “Projetos Originais Portugueses” (POPs), promovidos por Serralves, querem encontrar autores de iniciativas empreendedoras que sejam capazes de produzir, desenvolver e comercializar os trabalhos propostos no mercado nacional.

Os designers podem apresentar POPs de acessórios pessoais, iluminação, joalharia de autor, mobiliário, objetos de decoração, vestuário e, pela primeira vez, papelaria e material de escrita.

Os requisitos para poder concorrer são, além da criatividade e originalidade implícita, a inovação ou renovação de produtos, e garantia de um stock que satisfaça a procura. Os participantes têm que ter nacionalidade portuguesa e podem ser estudantes ou trabalhadores e apresentar as ideias individualmente, em grupo ou por marca.

Os projetos vencedores vão ter apoio financeiro desde que sejam rentáveis e capazes de serem comercializados através da Loja de Serralves. Assim, os autores portugueses vão ser capazes de encarar a realidade empresarial através dos seus projetos.

As inscrições devem ser feitas até 13 de abril através da página da Loja de Serralves. Podem ser submetidos vários projetos por autor, com o custo de 20 euros pelo primeiro projeto e 10 euros por cada projeto adicional. Os vencedores, um por categoria, vão ser anunciados a 11 de julho.