Nos últimos dois meses, a fotógrafa freelancer Sarah Deragon, natural de São Francisco (EUA), já fotografou mais de 75 rostos. “The Indentity Project” pretende quebrar a barreira com os rótulos socialmente impostos para a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) e explorar a perceção que cada indivíduo tem do género e da sexualidade.

Através dos retratos a preto e branco, a fotógrafa procura a expressão da diversidade e da autenticidade de cada uma das pessoas, levando-as a criarem os seus próprios rótulos.
“A primeira ideia para este projeto surgiu quando eu tomei consciência do quanto mudei desde que me revelei e de como seria divertido documentar a beleza e a diversidade da nossa comunidade em que cada um se define a ele próprio”, diz Sarah Deragon, em entrevista ao site Policy Mic.

Sarah pretende, para já, alargar a sua ação a vários estados da América do Norte. Mas a fotógrafa admite não estabelecer, para já, barreiras geográficas. “A minha esperança é que um adolescente de uma pequena cidade na América ou alguém na Ásia ou na Rússia olhe para as fotografias e consiga, finalmente, expressar por palavras o que tem sentido por muito tempo. E espero que o projeto faça com que essas pessoas se sintam mais próximas umas das outras”.

Por agora, o projeto está apenas aberto a pessoas interessadas na área de São Francisco, nos Estados Unidos da América.