“Leiden Longevity” é o nome do estudo da Leiden University Medical Center, que dá conta que as mulheres com baixa pressão sanguínea aparentam ser mais jovens. O mesmo estudo dá conta que essas mesmas mulheres tem um menor risco de contraírem doenças cardiovasculares. Os cientistas da universidade holandesa concluíram que existe uma forte relação entre a idade aparente de uma pessoa e o risco de doenças cardiovasculares.

Método

O estudo foi feito com base em mais de 650 irmãos com idade superior a 89 anos, os seus descendentes e parceiros. Os cientistas compararam as rugas da pele nos braços e a idade aparente de cada participante através de fotografias faciais.

David Gunn afirma que identificaram que a pressão sanguínea conduziu a uma relação que existe entre as doenças cardiovasculares e a aparência. “É a primeira vez que a relação entre a pressão sanguínea baixa e a aparência jovem é comprovada. Esta descoberta permite-nos, assim, comunicar os benefícios de um estilo de vida saudável”.

Outra conclusão do “Leiden Longevity” é relativa à esperança média de vida das famílias. O estudo provou que homens de famílias com elevada esperança média de vida aparentam ser mais jovens.

Para Diana Van-Heemst, da Leiden University Medical Center, espera que “os resultados do estudo incentivem as pessoas a adotar um estilo de vida saudável e a monitorizarem regularmente importantes parâmetros de saúde, como a pressão sanguínea, uma vez que esses fatores têm, não só impacto na saúde, como podem afetar a aparência física”.

A receita anunciada pelos cientistas não é uma surpresa para ninguém: exercício físico e uma alimentação variada pode ser a solução para uma vida saudável, mas também para uma pele com um aspeto mais jovem.