O líder do campeonato nacional disputa, nesta quinta-feira, a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, frente à equipa do Tottenham Hotspur. Depois de ter ultrapassado o PAOK nos dezasseis avos-de-final, após duas vitórias frente aos gregos, a equipa de Jorge Jesus chega a Londres cheia de confiança para atacar uma competição na qual foi finalista na época passada.

Os “encarnados” chegam a esta eliminatória europeia depois de terem aumentado a vantagem pontual no campeonato. A importante vitória frente ao Estoril na última jornada, juntamente com o empate do segundo classificado Sporting, em Setúbal, fez com que o Benfica aumentasse a vantagem na liderança do campeonato para sete pontos. O título está cada vez mais perto da Luz, mas os inesperados desaires da última época, no final do campeonato e nas finais da Liga Europa e Taça de Portugal, têm mantido jogadores e treinadores “encarnados” sob alerta, apesar da conquista do título que se avizinha.

Pela margem tranquila que tem no campeonato podia-se pensar que o Benfica iria apostar tudo na Liga Europa, mantendo grande parte do 11 habitualmente titular na Liga Portuguesa. Contudo, e tal como já aconteceu na eliminatória contra os gregos, Jorge Jesus realçou, na habitual conferência de imprensa de antevisão ao duelo europeu, que vai fazer rotação do plantel no duelo com a equipa londrina, ainda que em menor número comparativamente ao jogo com o PAOK. O treinador das “águias” manteve a atitude defensiva quanto às aspirações da sua equipa nesta competição, pois frisou que a conquista do campeonato continua a ser a prioridade nas hostes “encarnadas”.

Onzes prováveis

Tottenham: Hugo Lloris; Kyle Walker, Kaboul, Vertonghen, Kyle Naughton; Sandro, Dembélé, Eriksen, Townsend; Soldado, Adebayor.

Benfica: Artur Moraes; Sílvio, Luisão, Garay, Siqueira; Fejsa, Rúben Amorim; Markovic, Gaitán, Djuricic; Cardozo.

Ingleses procuram redenção na Europa

Nos oitavos-de-final da Liga Europa, o Benfica encontra uma equipa do Tottenham que, ao contrário das “águias”, vê na Liga Europa a única oportunidade de salvar a temporada. A equipa que foi liderada nesta temporada por André Villas-Boas, está, neste momento, no 5.º lugar da Liga Inglesa, e chega ao duelo com os “encarnados” depois de uma pesada derrota no dérbi londrino disputado no último fim-de-semana em Stamford Bridge, contra o Chelsea, no qual o Tottenham sofreu uma pesada derrota por 4-0.

Em entrevista ao JPN, Dito, jogador do Benfica entre 1986 e 1988, afirma que o Benfica vai ter que ser capaz de contornar o ambiente afeto aos ingleses que vai encontrar em White Hart Lane. No entanto, considera que a valia coletiva dos “encarnados” é superior à do Tottenham, algo que permitirá, a Jesus, voltar a apostar na rotatividade do plantel, ainda que mais comedida. Dito aponta ainda a fragilidade defensiva inglesa como o ponto fraco a ser explorado pelo Benfica e integra as “águias” no lote de favoritos à vitória final na Liga Europa.

Com estrelas como Soldado, Adebayor, Lennon ou Eriksen, o Tottenham tem tido uma época muito complicada em “terras de sua majestade”. Apesar da constelação de estrelas presente em White Hart Lane, o atual técnico Tim Sherwood não tem conseguido impor qualidade de jogo evidente aos olhos dos adeptos dos “Spurs”. Também por isso, Sherwood, na antevisão ao duelo com o Benfica, avisou os jogadores que esta eliminatória servirá para perceber com que jogadores poderá contar no plantel na próxima temporada.

Quando o sueco Jonas Eriksson apitar para o início da partida entre Tottenham e Benfica, serão duas equipas com estados de espírito antagónicos que partem com o objetivo definido de seguirem rumo aos quartos-de-final da Liga Europa. Para os londrinos, esta competição surge como forma de redenção. Para o Benfica, é uma oportunidade de vingar a derrota na última final da competição, em Amesterdão. Apesar das “asas” alternativas que Jesus vai colocar na “águia”, a ambição é a mesma.