Doze artistas contemporâneos deram origem a uma mostra sobre a produção artística em Portugal nos últimos dez anos. "12 Contemporâneos: Estados emergentes" estará presente em Serralves até 11 de maio.

Após um período de pesquisa realizado em Portugal, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, 12 portugueses expõem os seus trabalhos no museu de Serralves. As produções, que vão desde a pintura à escultura, passando pelo teatro, performance, cinema e música, dão uma perspetiva sobre as mudanças pelas quais os artistas em Portugal tiveram de passar, na última década.

O simpósio, que já está em exposição desde 15 de fevereiro, recebe nomes como Sérgio Carronha, Sónia Almeida, Pedro Barateiro, Priscila Fernandes, entre outros.

Nos próximos dias 14 e 15 de março, estará em exibição “Exposições Coletivas: Uma Reflexão Crítica”, no Auditório de Serralves.

Programação preenchida até maio

A 22 e 23 de março, o auditório recebe o cinema de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, pelas 17h30. “Palácios de Pena” será projetado a partir das 17h30 e terá a duração de uma hora.

Em abril, Serralves terá, das 12h às 13h, uma visita guiada pela mostra. Já em maio, no dia 8, decorrerá um encontro na exposição com Filipa Oliveira, uma curadora independente. O encerramento desta iniciativa será dias depois, a 11 de maio.

Os oradores serão artistas, curadores e críticos de arte nacionais e internacionais, entre eles o teórico Diedrich Diederichsen, crítico de arte e professor na Academia de Belas-Artes de Viena; Carla Filipe, artista plástica; Pedro Lapa, diretor do Museu Coleção Berardo e Miguel von Hafe Pérez, diretor do Centro Galego de Arte Contemporânea.

Este debate tem como enfoque a história da exposição coletiva em Portugal nos anos 80 e 90. Os momentos principais de transição da década de 80 para a década de 90 e desta para as primeiras décadas do século XXI, a receção crítica de exposições emblemáticas e a forma como estimularam a produção artística, por exemplo, são temas a ser debatidos nesta conferência.

O evento, organizado por Óscar Faria e Liliana Coutinho, terá o preço de 3 euros, no dia 14, e de 6 euros, no dia 15; o bilhete para os dois dias custa 8 euros.