Albert Einstein nasceu no dia 14 de março de 1879 na cidade de Ulm, Alemanha. Há muitos factos da vida deste génio que são desconhecidos e que têm sido estudados por vários biógrafos (incluindo sua única irmã, Maria Einstein). As curiosidades e mitos são mais que muitos.

Quando nasceu, a mãe achou que a cabeça era maior do que o normal. Com o passar dos anos e a dificuldade de Einstein em formular frases, a família começou a acreditar que a criança tinha problemas de saúde. Apesar dos esforços, só aos 9 anos é que Albert começou a falar corretamente.

O génio continua a surpreender

Na semana da comemoração dos 135 anos de Einstein, foram descobertas mais provas da sua genialidade. Recentemente, dois investigadores do Instituto de Tecnologia de Waterfor, na Irlanda, descobriram e analisaram um documento de Albert Einstein encontrado na Universidade Hebrea de Jerusalém. Nesta tese, Einstein defende que o Universo em expansão se pode manter sem mudanças, ou seja “num estado constante”, uma vez que a nova matéria se poderia criar e continuar igual desde o espaço.

Antes de ir para a escola, Einstein teve aulas com uma professora particular que acabou por se demitir. Na escola, também não era o aluno exemplar de quadro de honra que seria de esperar, pelo menos nas áreas que menos lhe interessavam. Apesar disso, com apenas 15 anos já dominava cálculo diferencial e integral.

Mais tarde, não passou nos exames de acesso à universidade. Apesar das boas notas nos exames de Ciências e Matemática, foi mal sucedido nos exames de História, Línguas e Geografia que o impediram de entrar na universidade na primeira tentativa.

Após concluir a universidade, esteve algum tempo desempregado. Quando recebeu o convite para trabalhar em Princeton, nos Estados Unidos, pediu três mil dólares de salário, mas a esposa convenceu-a a subir o valor e passou a ganhar 16 mil dólares.

Einstein cobrava um dólar por autógrafo

Por esta altura, a esposa do génio era Elsa Lowenthal. Era prima do cientista e foi a sua segunda e última mulher. Segundo cartas deixadas pelo génio, a primeira mulher não suportava as exigências e os inúmeros casos extraconjugais do marido.

A morte

Albert Einstein faleceu no dia 17 de abril de 1955, na sequência de um aneurisma da aorta abdominal. Thomas Stoltz Harvey, o médico que realizou a autópsia no corpo do cientista manteve o cérebro do cientista dentro de um jarro e, após obtenção de autorização do filho de Einstein, Hans Albert Einstein, foram distribuídas várias peças pelos cientistas.

Einsten, o génio da física, nunca aprendeu a conduzir e cobrava um dólar por autógrafo para, mais tarde, doar o dinheiro para a caridade. Mas nem todas as curiosidades da vida de Einstein se prendem com banalidades pessoais.

O FBI acreditava que o cientista passava segredos militares para a União Soviética. Assim, foi vigiado durante cerca de 23 anos, até morrer. Durante estes anos sofreu escutas telefónicas, o correio era controlado e o lixo era revirado, de modo a não escapar nada. No entanto, nunca foi nada provado.

O homem que adorava andar descalço, que ganhou um prémio Nobel da Física e cuja inteligência continua a deixar fascinadas milhões de pessoas, faria hoje 135 anos.