Até 11 de abril, o Curtas, que decorre de 5 a 13 de julho, abriu as inscrições para a competição. Sem qualquer entrave à forma e conteúdo das curtas – forçosamente filmes com duração inferior a 60 minutos – os candidatos concorrem aos prémios “Cidade Vila do Conde”, Prémio Manoel de Oliveira, Melhor Filme, Animação, Ficção e Competição Nacional. Os interessados deverão consultar o regulamento, disponível no site oficial do festival.

Esta edição do Curtas vai ter como tema abrangente o Futebol, a propósito da vindoura Copa do Mundo. A seleção de filmes com o futebol como conceito central visa explorar a noção de que esta modalidade é “uma celebração artística do desporto, mostrando como destreza dos seus heróis fabrica também obras de arte”. Para além disto, o festival irá também dedicar a exposição “Aventura Antonioni” à faceta mais contemporânea do incontornável realizador italiano.

Enquanto o Curtas não chega, Vila do Conde vai antecipando o clima de cinema. Dando continuidade ao interesse do festival em conjugar-se com público mais novo, está patente na Solar Galeria Cinemática uma exposição que explora o cruzamento entre arte urbana e animação.