Francisco João Silva e Ana Rita Gomes receberam uma menção honrosa pela apresentação do projeto Unruin – Rethinking Dead Space, que propõe a reabilitação da Rua do Bonjardim, no Porto. A edição de 2013 da competição internacional da HYP Cup para estudantes de arquitetura tinha como tema “Arquitetura em Transformação”.

O concurso pedia a apresentação de temas sobre a revitalização de lugares esquecidos e a constituição do júri incluía arquitetos de renome, como Dominique Perraul e Francisco Mangado.

Francisco e Ana Rita frequentam o 5.º ano de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e decidiram participar quando souberam da existência da competição. “Costumamos informar-nos sobre este tipo de coisas e achámos que o tema seria interessante para desenvolver na nossa cidade”, explicou Ana Rita ao JPN.

HYP Cup

A competição internacional HYP Cup é um concurso de design arquitetónico destinada a estudantes, promovida pela União Internacional de Arquitetos, pela Universidade de Tianjin, na China, e pela revista Urban Environment Design.

“A Rua do Bonjardim tem vindo a degradar-se de forma muito rápida”

A estudante da FAUP reconhece a importância da menção atribuída e assume que, “por ser internacional, em termos de validação, foi muito positivo”. A aplicação prática da proposta de reabilitação não foi ainda ponderada, mas a hipótese não é posta de parte. “Ainda não explorámos essa questão, mas seria uma opção interessante”, admite.

O projeto foi desenvolvido de propósito para a competição e consiste na recuperação dos edifícios degradados no Porto, como explica Ana Rita. “Achamos que a Rua do Bonjardim era uma boa rua para explorar essa questão, uma vez que já foi muito importante e, nos últimos anos, tem vindo a degradar-se de forma muito rápida”.

A exibição internacional dos trabalhos premiados decorreu a 16 de março, em Pequim, mas Francisco e Ana Rita não tiveram a oportunidade de ir até à capital chinesa. “Fizemos um vídeo para apresentar o nosso projeto para poderem mostrar lá, já que não podíamos estar presentes”, conta a estudante de arquitetura.