As celebrações dos 50 anos do Festival da Canção não se traduziram na alegria esperada. Os portugueses não estão satisfeitos e as audiências estão a cair a cada ano. No passado sábado, 15 de março, foi escolhido o representante de Portugal para a edição deste ano da Eurovisão. Mas a escolha não impressionou a nação.

Nomes como Simone de Oliveira, Madalena Iglesias, Paulo de Carvalho e Dulce Pontes deixam saudades nos portuenses, que falam da falta de sentimento nas músicas apresentadas. O abandono da música típica de Portugal é outra das queixas.

Florbela Castro, professora de Música, acredita que o festival está em declínio e que cada vez são menos os portugueses que demonstram interesse neste programa. No entanto, não atribui a falta de interesse pelo festival unicamente à música e aos compositores, mas sim a novos programas e interesses: “Antigamente destacava-se mais porque era um acontecimento para os portugueses , agora o festival tem perdido a significância no panorama televisivo, num país que não valoriza muito as artes”.