A exposição chama-se “Álbum de Fotografias Portugal 1969-1979” e estará, a partir de 19 de abril, patente no MIRA Forum, no Porto, paralelamente a uma exposição de fotografia de autor associada ao mesmo tema no Espaço MIRA, logo ao lado.

A ideia é obter uma ilustração do que era a vida diária antes, durante, e depois do 25 de abril. De forma a capturar uma impressão mais orgânica e pessoal, o lote de fotografias foi angariado em open call, vindo diretamente dos álbuns de família de portugueses comuns.

Manuela Matos Monteiro, diretora dos espaços MIRA, vê a escolha do período considerado como fácil, sendo que o considera ser uma década rica em mutações sociais. O apelo havia sido lançado no Facebook, de forma a chegar ao número máximo possível de contribuidores.

O pedido era exclusivamente para fotografias, mas havia uma esperança que, ao mesmo tempo, também fossem partilhadas estórias pessoais. Assim foi, e da interação resultou um feedback emocional que surpreendeu os organizadores. Algumas destas memórias serão agora integradas na exposição em si.

Quem estiver interessado em contribuír com os seus próprios registos, poderá ainda enviar um máximo de cinco digitalizações de fotografias para o endereço [email protected] – sendo que um dos lados da fotografia deverá ter uma resolução mínima de 2000 pixéis. Preferencialmente, as fotografias deverão ser guardadas no formato TIFF. Quem não tiver acesso a um scanner, poderá utilizar um gratuitamente no Espaço MIRA (Rua Miraflor, nº 155, 4300-334, Porto), de terças a sábados, entre as 15h e as 19h.