Tal como prometido, já é possível concorrer ao lugar de diretor de programação no Teatro Municipal do Porto. O concurso anunciado no Diário da República está a decorrer desde a passada quinta-feira, dia 13 de março, e dá aos interessados nove dias para se candidatarem.

Numa primeira fase, a Câmara do Porto elege os cinco candidatos que apresentem mais experiência e capacidade de captação de financiamento comunitário. Só depois os cinco selecionados deverão apresentar uma proposta com o projeto de programação.

Após o final do prazo de entrega das candidaturas, o júri tem 44 dias para escolher o vencedor. Depois da decisão tomada, o candidato eleito terá ainda entre 60 a 90 dias para apresentar o projeto ao vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Paulo Cunha e Silva. Este projeto tem, no entanto, suscitado bastante críticas e a associação Plateia, que reúne profissionais das artes cénicas, constituiu uma das vozes mais ativas ao longo do processo.

Preocupação e receio entre os elementos da Plateia

Carlos Costa, um dos responsáveis pela plataforma artística, garante temer pelo futuro do Teatro Municipal, uma vez que a programação “vai avançando aos soluços”. O reconhecimento por parte do vereador da Cultura de um processo lento e difícil revelou que o Teatro Municipal apenas funcionará regularmente dentro de dois anos, o que mostrou especial preocupação no concurso público que engloba “um equipamento cultural tão importante para a cidade do Porto”. O JPN tentou contactar o vereador da Cultura mas não obteve resposta em tempo útil.

O responsável pela associação que congrega profissionais do teatro e da dança defende que “nos últimos 12 anos a política autárquica foi de hostilidade ou de indiferença perante a criação artística”. Apesar das “boas intenções” na candidatura de Rui Moreira, a Plateia continua “à espera para ver o que se imaginava: que no orçamento de 2014 a Câmara iria concretizar opções orçamentais que permitissem caucionar intenções programáticas da candidatura e isso não aconteceu”.

O futuro diretor de programação contará ainda com um pagamento de 108 mil euros durante três anos.